Os bairros de Sidrolândia de um ângulo diferente

Nesse mundo tecnológico e globalizado, nota se a importância de trazer para sala de aula novidades e motivações para nossos educandos compreender a multimodalidade da linguagens, tais como, sons, imagens, textos e animações. Esta linguagem é chamada de linguagem multimodal.

Neste bimestre referencial currícular de História tem como conteúdo "A história do bairro, identificação das ruas e dos bairros onde as crianças moram e a forma de viver e morar". Por se tratar de um conteúdo complexo de trabalhar apenas em quatro paredes de uma sala de aula, acreditei o uso das linguagens multimodais (vídeo, imagens, sons, entre outros) motivaria os estudantes a compreenderem de uma maneira mais ampla o conteúdo a ser trabalhado.
(foto do vídeo citado abaixo)

Mediante isso, nada melhor do que usar recursos tecnológico ao nosso como instrumento de ensino. Usei o computador interativo integrado para projetar as imagens de maneira amplificada (tanto  a imagens quanto ao som) para trabalhar esta temática com as crianças de 3° ano do Ensino Fundamental.

 Vale ressaltar que a grande maioria NÃO conhecem a totalidade dos bairros da cidade.
Primeiramente fizemos um debate, acerca da compreensão das crianças referente aos serviços oferecidos em seu bairro, localização e mediações no mapa. Não poderia faltar um belo vídeo com imagens aéreas da cidade de Sidrolândia, capturadas por um dronner. Juntos fomos nos localizando, e encontrando as ruas em que as crianças residem.

Imagina os olhos brilhantes dos pequeninos, diante de uma imagem tão magnífica, de um ângulo jamais visto por eles, e por mim também.

Após isso foi socializado também imagens do mapa da cidade tirado via satélite.

Eles acharam um máximo e amaram ver os bairros da cidade de uma outra ótica.

Segue abaixo o link do vídeo extraído do youtube com belas imagens aéreas da nossa cidade, nossa BELA SIDROLÂNDIA!!!



Seguimos fazendo outro passeio aéreo imáginário sobre os céus da Escola Catarina de Abreu (visão noturna), utilizando outro vídeo do youtube. MAIS lindas imagens aéreas da nossa escola foram exibidas pelo computador interativo da escola. Conseguimos ver o entorno, o espaço físico e o céus noturno da nossa escola. 
Foi um show!!!

Encerramos com último vídeo , que parabeniza a cidade com imagens da cidade (pontos conhecidíssimos) ao som do "Hino de Sidrolândia"
Não preciso dizer como findou essa aula não é? kkkk


https://www.youtube.com/watch?v=XUb6GeOukFY&t=77s

Ao findar os vídeos, concluímos os debates e as discussões, finalizamos elaborando desenhos representativos dos bairros da cidade, partindo de uma ótica aérea, ou seja, eles desenvolveram ilustrações representativas (croqui ou mapa) da nossa cidade.

Foi um sucesso!!!!!!!

Segue abaixo algumas representações feito pelas crianças!!!
Elasssssss arrasarammmm!!!





Vale ressaltar, que grande parte do material utilizado para este trabalho foi extraído do Youtube no canal
José Pereira de Souza Filho. Deixo aqui o meu grande agradecimento a ele por nos presentear com um material tão rico e maravilhoso acerca da nossa cidade.

A todos que visitou a página, espero que gostem!!
Beijinho doce do Blog Adoçando Saber
 Elaboração, texto e edição: Profa Rozana 
Co-participação: Coordenadora Pedagógica Profa Clarinda

Comentários

Postagens mais visitadas